O Projeto

Desde a década de 1950, com o ápice da Rádio Nacional e da ascensão das “rainhas do rádio”,a música popular brasileira vem sendo fortemente representada por um respeitáveltime de cantoras.A antítese do que ocorreu nas décadas anteriores, quando inúmeros e reverenciados cantores,se impunham com suas encorpadas vozes.

Se por um lado, a história da nossa canção cada vez mais está associada aos cantares femininos, o mesmo não se pode dizer sobre as criadoras das canções.  Salvo raras exceções, os repertórios de todas as intérpretes vinham repletos de temas assinados por grandes compositores, mesmo quando as canções explicitavam as desavenças amorosas e traziam a personagem feminina na primeira pessoa.

De modo despretensioso, mas com o total intuito de reverenciar, a terceira edição do Projeto Compositores.BR irá apresentar um pequeno,  mas significativo, recorte da produção musical de algumas destas imprescindíveis compositoras brasileiras que se destacaram entre o final do século XIX até a década de 1980 do século XX, e que certamente,  enriqueceram a história da canção popular brasileira de modo impar.

Em  cada noite o público vai conferir duas apresentações distintas para um mesmo repertório. Na primeira parte, a obrada compositora homenageada receberá leituras instrumentais e, na segunda, irá prevalecer a força da palavracantada.

Tão gratificante quanto se ter uma inusitada ideia, é vê-la concretizada, e melhor ainda, poder compartilhá-la com um grande número de pessoas. A edição 2013 do Projeto Compositores.BR só se tornou possível, a exemplo da edição de 2012, devido à parceria com o SESC PALLADIUM.

Pedrinho Alves Madeira
Concepção, curadoria artística e direção geral do Projeto Compositores.BR

rodape